quinta-feira, 25 de julho de 2013

MANAGER CRITICA ARMAÇÕES NO MMA: "AS LENDAS DO SHERDOG"


É uma situação paradoxal que vivemos no MMA hoje! Lutamos mais pelo “verdinho” no Sherdog do que pela bolsa! É pelo Recorde do Sherdog que o atleta é medido, é a partir dele que um Joe Silva ou Sean Shelby escolhe quem vão contratar. E por causa disso tem se feito tudo para manter aquele recorde positivo, com uma infinidade de vitorias subsequente. O problema é que isso não reflete a realidade do esporte, se você está lutando contra adversários duros e do seu nível, vez ou outra, provavelmente, vai perder! Faz parte! Mas como o recorde é tão importante para uma futura entrada num grande evento, faz se de tudo para manter ele impecável, até não lutar! No Brasil, vejo dia após dia atletas com recordes com 10 ou mais vitórias, mas só contra gente que morreu e esqueceu de deitar! Esses são “As lendas do Sherdog”.

Tem gente aí com vinte ou mais lutas, só contra iniciante! Eu soube que alguém até conseguiu criar um lutador virtual, só para alavancar currículo dos seus atletas. Não sei se é verdade, e nem sei o nome desse lutador digital, mas seria até bizarro! Mas a atitude é essa que corre por aí! Isso não adianta! É só se fazer uma análise mais profunda do recorde, clicando nos adversários, que logo se vê que o tal estrela só está pegando luta fácil, e não está se testando. Isso, além de na verdade manchar o recorde, ainda tem mais males. Primeiro, se um atleta não pegar lutas com outros lutadores do seu nível, não vai evoluir, no dia que pegar uma parada mais dura vai se complicar. Além disso, ao aceitar lutas contra gente de um nível muito abaixo do seu, você corre o risco de levar um revés de um lutador que no papel não tem expressão, e isso piora mais ainda seu recorde. Outro problema, e que o que se está vendo, são vários lutadores tops no Brasil, que ainda não conseguiram entrar no UFC, mas não se enfrentam, e ninguém quer enfrentar eles, tudo por causa do recorde! Está virando um congestionamento!

Mas é o sistema atual que é usado. Não adianta reclamar, mas fazer o melhor com o que se tem. Já tive varias conversas com o Joe Silva sobre isso: “Pô, Joe, se o cara não quer arriscar seu recorde, ele ou vai lutar se conservando, ou não vai lutar! Além disso, se o cara perde, mas fazendo uma luta espetacular, isso deveria ser levado em conta!”.

Mas eu entendo ele. Imagina ter que analisar centenas de lutadores todos os dias? Ele precisa de um instrumento para auxiliar. O Sean Shelby é até menos critico, ele sabe que o lutador que vai lá e bota a jogo, vai perder em algum momento.

E você atleta, o que você pode fazer? Lute com lutador que tenha currículo parecido, que seja do teu nível. Não adianta pegar um cara de 100 lutas, muito mais experiente, e tomar um pau, nem adianta pegar um cara que se inscreveu na academia ontem, e hoje quer lutar! Aliás, esse é um grande problema nacional, colocam-se lutadores experientes contra completo novatos, isso é errado, uma covardia, e, além disso, simplesmente não ajuda ninguém.

E nem ao esporte!

Colaboração: Portal do Vale Tudo

Nenhum comentário: