Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes está empolgado com os eventos esportivos que estão agendados para os próximos anos na Cidade Maravilhosa. Em 2014, a cidade recebe a Copa do Mundo e, em 2016, as Olimpíadas, mas antes dos maiores eventos esportivos do mundo pisarem no Brasil, o Rio irá receber no dia 27 de agosto, na HSBC Arena, o maior evento de artes marciais do mundo, o UFC, e Paes acredita que este será o primeiro passo para atrair investimentos e alavancar o turismo. “Pela primeira vez na história do evento a marca virá acompanhada do nome de uma cidade... Milhares de fãs e profissionais de outros países estarão no Rio para acompanhar as lutas, sem contar que o nome da cidade estará sendo transmitido para o mundo todo pela TV e estampado em todos os materiais ligados ao evento”, disse o prefeito em entrevista exclusiva que você confere a seguir.
Como surgiu a oportunidade de trazer o UFC para o Brasil?
Nós já tínhamos um interesse grande em trazer o evento para a cidade e, através da RioTur, conseguimos negociar com o UFC uma coisa inédita e sensacional, que foi a competição trazer o nome Rio em sua marca. Pela primeira vez, o UFC terá ligado sua marca ao nome da cidade onde o evento será realizado. Essa é uma honra que só o Rio teve. A ideia é incluir o evento no calendário oficial da cidade.
Por onde passa, o UFC injeta entre 15 e 40 milhões de dólares na economia local. Você acha que teremos o mesmo resultado no Rio?
Acho que até mais. Pela primeira vez na história do evento a marca virá acompanhada do nome de uma cidade. A prefeitura está dando todo o apoio necessário, incluindo logística e estrutura. Milhares de fãs e profissionais de outros países estarão no Rio para acompanhar as lutas, sem contar que o nome da cidade estará sendo transmitido para o mundo todo pela TV e estampado em todos os materiais ligados ao evento, como camisas, bonés, luvas, etc. Temos a informação de que o UFC perde apenas para o Super Bowl em termos de vendas de pay-per-view em todo o mundo. O UFC Rio já é um sucesso.
Te surpreendeu a repercussão do evento?
Quando negociamos para trazer o UFC para o Rio, sabíamos o poder de atração que a marca tem e o número enorme de fãs no Brasil. Além disso, o Rio de Janeiro está no mapa esportivo mundial ao sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 - o que gera muita curiosidade no mundo inteiro. Portanto, nada mais natural que todo esse burburinho em torno da edição de agosto do UFC, na Cidade Maravilhosa.
Por conta da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o Rio tem investido bastante em eventos de grande porte para atrair turistas do mundo todo. O UFC faz parte desta estratégia?
Como você acha que o evento se encaixa nisso? Nós teremos outros grandes eventos esportivos antes da Copa e das Olimpíadas, como os Jogos Mundiais Militares, que aconteceu em julho, e a Copa das Confederações, em 2013, que vão mobilizar os equipamentos públicos e servir como uma espécie de termômetro do que está por vir. O UFC, é claro, também faz parte disso. Os turistas que vierem acompanhar o evento vão poder sentir as transformações que a cidade está passando e participar desse momento único de renascimento do Rio de Janeiro
Colaboração: Tatame
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