quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PARCEIROS DA BTT SE DESPEDEM DE ERALDO PAES


Na noite da última sexta-feira (23 de dezembro) o MMA brasileiro foi pego de surpresa com uma triste notícia: morria Eraldo Paes, treinador de submission de uma das maiores equipes do país, a Brazilian Top Team (BTT). Eraldo faleceu aos 33 anos vítima de câncer no estômago, contra o qual lutava há 4 anos. A perda de Eraldo comoveu o mundo da luta.

Paes descobriu o câncer em 1º de março de 2007. Após sentir fortes dores no estômago, foi a um médico, que pensou ter se deparado com um simples caso de distensão muscular. Eraldo então viajou para um seminário na Grécia, onde sentiu as mesmas dores intensas. Foi internado e voltou para o Brasil, necessitando iniciar imediatamente a quimioterapia.

Foi então que Eraldo percebeu o quanto era querido. Em jantares organizados pelo médico Oswino Penna, amigos, parceiros de treino como Murilo Bustamante, Carlão Barreto, Bebeo Duarte, Sérgio Cunha, Zé Mário Sperry e até ícones da luta como Rickson Gracie e Royler Gracie, entre outros, se cotizaram para arrecadar verba que seria destinada ao tratamento do câncer do faixa preta de jiu-jitsu e luta livre.. Mais de cem pessoas de diversas academias participaram do gesto de solidariedade, e a verba arrecadada permitiu que o treinador de submission da BTT fizesse as quatro sessões de quimioterapia de que precisava, e ainda contribuisse com a mulher e a filha na quitação de pequenas dívidas.

 Porém, o câncer apenas entrou em remissão. Após algum tempo sem apresentar sintomas, a doença voltou a se manifestar, e Eraldo na manhã de sexta-feira (23/12), no hospital Santa Terezinha, na Tijuca, Rio de Janeiro, onde faleceu por volta das 20h, aos 33 anos.


Grande homem, grande treinador, grande pai, querido por todos. Eraldo se vai, mas a morte é mais dolorosa para os que ficam, e a estes só resta a saudade. Confira abaixo uma galeria de fotos em homenagem ao casca-grossa. O PVT também ouviu algumas pessoas ligadas a Eraldo.

Pedro Nobre, atleta da BTT: “Eraldo é um dos grandes responsáveis por eu estar onde estou. Vai ser muito difícil lutar daqui pra frente. Entrar num octógono e não o ter no meu córner. Era uma ligação muito forte. A galera podia fazer o barulho que fosse que eu conseguia distinguir a voz dele na multidão. Fazia tudo que ele me mandava fazer. É como perder alguém da família, passava mais tempo com ele do que com qualquer outra pessoa”

“Ele era muito otimista, e não falava para ninguém o que estava passando. Sempre falava que estava bem. Ele estava inchado, mas dizia que eram gases. Tanto que, quando soubemos que ele estava internado, ficamos surpresos. Pensei que ele fosse superar mais essa, mas não deu. Eu não quis ir ao enterro, queria guardar a imagem dele bem. Cada vitória da minha carreira a
partir de agora será dedicada a ele”.

Murilo Bustamante, líder da BTT: "Eraldo era meu braço direito na parte de MMA da BTT. Quanto mais eu o conhecia e trabalhávamos juntos, mais eu descobria que ele era o parceiro ideal pra trabalhar comigo. Prata da casa, era um cara trabalhador, capaz, com personalidade forte porém humilde o suficiente para escutar e aprender com os conselhos que eu dava a ele em relação aos treinos da equipe. Ficou ao meu lado quando precisei e me ajudou a fazer a renovação da equipe, sempre tendo uma palavra amiga para os garotos mais novos, sem deixar de ser disciplinador e rigoroso quando precisava.

Um cara simples, de sorriso discreto, eficiente e responsável no trabalho. Vai fazer muita falta para toda a equipe, não só pela amizade, mas também pelo treinador competente que era".

Dedé Pederneiras, líder da Nova União: "O Eraldo sempre foi uma pessoa formidável, principalmente aqui com a gente da Nova União. Sempre trouxe atletas que se comportavam muito bem nos eventos. Sempre se deu bem com o pessoal aqui, que com certeza vão sentir a falta dele. Foi uma tristeza para todos nós a perda dele. Foi bom lutador, bom professor e é uma pena realmente a perda dele pra gente, com certeza".

Missa de sétimo dia no Maracanã

A Missa de 7º dia de Eraldo Paes acontecerá no dia 29 de dezembro, às 18hs, na Igreja do Divino Espírito Santo e São João Batista. A igreja fica na Rua Felipe Camarão 12, Maracanã, Rio de Janeiro.

Colaboração: Portal do Vale Tudo, Alan de Oliveira e Leonardo Fabri

Nenhum comentário: