sexta-feira, 9 de novembro de 2012

DISTAK CRITICA CRITÉRIOS DO "OSCAR DO MMA"


Josuel Distak é considerado um dos mais polêmicos e preparados treinadores de MMA da atualidade. O treinador da X-Gym concedeu entrevista ao PVT e falou da derrota de Erick Silva para Jon Fitch no UFC Rio 3, e promete mudanças no estilo dos atletas da equipe, com a chegada de Adrian Jaoude para reforçar o wrestling da equipe.

“Se sem o Adrian já era difícil colocar os nossos para baixo, agora vamos começar a derrubar também. Ele é o melhor treinador de Wrestling para MMA que já vi”, elogiou o treinador.
Distak ainda criticou os critérios utilizados para escolha dos nomeados para o Oscar do MMA.

“Gostaria de entender qual o critério. Aqui na X-Gym nós temos 15 cinturões e em disputas diretas com a AKA (vencemos duas de três) e contra o time do Greg Jackson está 3x0 (Jacaré, Diego Nunes e Feijão). Mesmo assim nossos nomes nem foram cogitados”, reclamou Distak, que não tirou o mérito dos indicados, e torce por Dedé Pederneiras.

Confira a entrevista completa abaixo.

Como você viu essa derrota do Erick Silva para o Fitch. De que maneira ela será absorvida por ele em sua opinião?

A gente sabia que poderia vencer ou perder. Não perdemos para qualquer um, perdemos para o Jon Fitch, que é top. Ele fez o jogo dele, que é colocar para baixo, pegar costas... Mas nós saímos de todos os ataques dele, ele saiu de todos os nossos ataques. A luta teve uma dimensão muito grande. O primeiro assalto foi todo do Jon Fitch, o segundo foi todo do Erick e o terceiro todo do Jon Fitch. Foi uma luta que emocionou o Brasil. Ainda ganhou o bônus de melhor luta do evento, Por isso o Erick se considerou "Gigante pela própria natureza". Ele está amadurecendo cada vez mais e se tiver outra luta dessa, com certeza o resultado vai ser diferente.

Como ele reagiu depois da luta ?

Voltou com mais vontade de treinar para galgar o lugar dele pelo cinturão. Essa derrota veio em um momento importante, que foi no início da carreira. Quando o homem cai no início ele se levanta rápido, quando ele cai no final fica mais difícil se levantar.

Você vê o Georges St-Pierre quando perdeu para o Matt Serra no início da carreira dele, hoje ele se tornou o pop star da categoria até 77 kg. O Anderson no início da carreira também perdeu, foi finalizado, perdeu por pontos, e hoje ele é o Michael Jordan, o Magic Johnson do MMA, como Sugar Ray Leonard, George Foreman, Muhammad Ali, é o Anderson no MMA. Eu cito hoje 3 lords no mundo do MMA, que são Anderson Silva, St-Pierre e o fenômeno Jon Jones. São os 3 tops hoje que eu posso dar uma referência. O Erick ainda tem muito pela frente, muita coisa para mostrar, mas ele já mostrou ao Brasil que tem um coração gigante pela própria natureza. Até o final a gente vai tentar, enquanto há tempo, enquanto não finaliza, enquanto não nocauteia, a gente vai estar lutando.

Se pudesse escolher quem seria próximo oponente do Erick Silva?

Jon Fitch de novo. Esse é o próximo oponente que eu queria de novo. Mas desta vez te garanto que seria diferente.

Com a vinda do Adrian Jaoude, o que mudou, já que vocês não tinham treinador de Wrestling aqui na X-Gym?

O Adrian está de parabéns. Ele até me surpreendeu. Mesmo ele tendo um nível olímpico, descobri que o conhecimento dele no MMA é muito grande. Até porque já vem de família, ele já trabalhava com lutadores de MMA. Ele está de parabéns. Fiquei surpreso no desenvolvimento dele. A gente falou "Jaoude, queremos um treinador de Wrestling voltado para o MMA", e ele disse: "Mestre, olha o meu trabalho, e se precisar mudar alguma coisa, avisa que eu acrescento". Não foi preciso. Ele está dentro do trabalho de MMA. Já observei vários treinadores de Wrestling para MMA dentro e fora do país, e ele para mim é o melhor.

Quando a gente não tinha professor de Wrestling, era difícil colocar um lutador da X-Gym para baixo, agora que a gente tem um professor de alto nível, vai ser muito mais, porque agora a gente é que vai derrubar.

A equipe está crescendo e cada vez fica mais difícil evitar confrontos internos. Neste último Jungle (44), por exemplo, você e o Ramon Lemos, treinadores parceiros aqui na X-gym, estavam em lados opostos, na "luta de patentes" Capitão vs Soldado. Vocês não dizem que não lutam entre si ?

Foi o Jungle que casou essa luta. Então foi uma surpresa tanto para gente, quanto para o Ramon. A gente não sabia desse combate, tanto que estavam anunciando Fabiano Soldado vs Akita. Mas o Akita se machucou e o Wallid Ismail, promotor do evento, tinha que colocar uma luta de alto nível. Então ele colocou X-Gym vs Corinthians. Acho que se tivesse bônus de melhor luta da noite no Jungle, seria essa. Confrontos que a gente não espera e que a gente não quer. Nossa parceria é um intercâmbio entre X-Gym, Corinthians e Team Nogueira. Tanto que o Anderson é daqui e do Corinthians e a gente tem um carinho imenso pelo Minotauro. A X-Gym aconteceu por causa do Minotauro, que treinava aqui desde que era apenas um ringue. E esses confrontos a gente fica triste. A gente não luta entre si. A partir de hoje, se outros eventos quiserem, que coloquem a X-Gym para lutar contra outras equipes, não Corinthians e Team Nogueira.



Com estes rumores dando conta do fim do Strikeforce, Jacaré, Feijão e toda equipe X-gym devem ir para o UFC, e esses problemas serão recorrentes. Existe a possibilidade de Feijão lutar contra o Minotouro ou o Anderson contra o Jacaré?

Não. Essa eu afirmo que nunca vai ter porque a gente tem um código de honra, e o nosso código é esse. Entre os tops ninguém luta com ninguém, e entre os outros às vezes acontecem imprevisto como aconteceu na luta do Rodrigo Damm e do Gasparzinho, que não tinha como a gente evitar. E nenhum dos dois lados sabia. Mas entre os tops não há possibilidade, nem de Minotouro enfrentar Feijão e nem Anderson enfrentar Jacaré. Nosso código de honra diz que creonte não fica na nossa equipe.

Dos cinco treinadores indicados três são brasileiros: Dedé Pederneiras, Cesar Gracie e Rafael Cordeiro (além do Greg Jackson e do Javier Vasquez), que treina o Velasquez. Para quem vai o seu voto?

Olha, o meu voto vai ficar para o Dedé Pederneiras, porque ele é o único cara que está com dois cinturões dentro do UFC e acho que tem todo o merecimento. É um cara que tem muita estrada e, na minha opinião, é o que mais merece. Mas torço por todos eles e espero que um dia possa chegar lá também. Aliás gostaria de entender qual o critério deste Oscar. Aqui na X-Gym nós temos 15 cinturões e em disputas diretas com a AKA (vencemos duas de três) e contra o time do Greg Jackson está 3x0 (Jacaré, Diego Nunes e Feijão). Mesmo assim nossos nomes nem foram cogitados. Em 2010 ganhamos dois cinturões (Jacaré e Feijão) e meu nome não foi para os indicados, só na eleição que vocês fizeram no Portal do Vale Tudo. Também acho uma injustiça o Dórea não estar concorrendo, porque ele tem o cinturão do Cigano. Gostaria de entender qual é o quesito que eles fazem. Cinturão, número de vitórias? De qualquer maneira estou feliz porque meus parceiros brasileiros estão lá. Mas minha torcida vai para o Dedé.

O mundo do MMA só fala na luta entre Jon Jones e Anderson, você treinou e conhece muito bem o Belfort, que deu trabalho ao Jones. Você acha que essa luta do Vitor mostrou brechas no jogo do Jon Jones?

Na realidade, a gente ainda não viu o Jon Jones de costas no chão. O Vitor foi para o braço dele, teve a oportunidade. Na verdade o Jones é imprevisível. Para eu fazer a estratégia para uma luta com ele teria que ver como ele é de costas no chão.

Colaboração: PVT


Nenhum comentário: